domingo, 29 de julho de 2012

Trajetória do Brasil nos Jogos Olímpicos


   O site da Rede Record (emissora com os direitos de transmissão dos jogos) disponibiliza diversas informações e notícias sobre os Jogos Olímpicos de Londres e também sobre a história dos Jogos e a participação do nosso país nos eventos desde o início de sua realização na era moderna. 
   LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Time Brasil - Comitê Olímpico Brasileiro


Acompanhem as principais notícias sobre a delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres através do site do Comitê Olímpico Brasileiro. Clique no link abaixo e acesse o site:

domingo, 17 de junho de 2012

Paraolímpicos do Futuro


O Projeto Paraolímpicos do Futuro tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre as modalidades de esporte adaptado para pessoas com deficiência. Neste site temos informações sobre as diversas modalidades e é uma rica fonte de pesquisa, com histórico das modalidades, regras, vídeos e muito mais.


Acessem e naveguem!!! (clique no link abaixo)
Projeto Paraolímpicos do Futuro  

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre o Caratê

Um pouco da história do caratê...


    O precursor do Karate foi Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o zen-budismo da Índia. Muito conhecido no Oriente, foi convidado pelo imperador chinês da época (520 a.C) para levar seus conhecimentos à China. Mas foi no Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa, que o Karate foi definitivamente sistematizado como a luta das mãos livres, ou melhor, sem armas.
    A história conta que no início do século XV, o Rei Hasshi, da dinastia Sho, conseguiu reunir todas as ilhas do arquipélago Ryu Kyu (cuja maior ilha era Okinawa) numa só nação. A fim de desencorajar qualquer golpe armado de grupos rivais, ordenou que todas as armas fossem confiscadas, tornando sua posse crime contra o Estado.
    Mais tarde, em 1609, Okinawa foi invadida pelo Senhor de Shimazu, convertendo-a em seu feudo e novamente as armas foram banidas, fazendo com que o povo retornasse com ardor ao aprendizado das técnicas de lutas sem armas. Foi nesta fase que houve uma renovação das formas de combate e surgiu então o OKINAWA-TE. Os treinamentos eram secretos e os alunos treinavam firmemente e, como as armas eram proibidas, procurava-se fazer com que as mãos e os pés fossem armas tão perigosas quanto as convencionais. Desta forma, aprimorou-se a técnica e começou-se a fazer uso de joelhos e cotovelos, além de aumentar cada vez mais a velocidade.
    O Karate moderno foi aprimorado e divulgado por Gishin Funakoshi (1869-1957), após estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Em 1922, já em Tóquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão, difundindo seu sistema juntamente com o ZEN (exercícios mentais).
    Devido ao fato do Karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de estilos foi desenvolvido. Os mais praticados são Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, cujas filosofia e luta são as mesmas, variando um pouco somente a forma.
    Após a Segunda Guerra, o Karate espalhou-se para o mundo.
Texto retirado do site da Federação Paulista de Karatê

Identificando o Caratê...
    O caratê é praticado em um local chamado dojo (que significa “local onde se estuda o caminho”), e seus praticantes usam o gui, uma roupa de algodão composta por uma calça e uma blusa (semelhante a um quimono), amarrada por uma faixa colorida (que simboliza o nível de conhecimento do praticante).
     Atualmente, o aprendizado das técnicas é dividido em três elementos:
 - kihon (técnica fundamental) – base, defesas, socos e pontapés;
 - katas (exercícios ou movimentos formais com “um ou dois inimigos imaginários”).
    Esses exercícios apresentam cinco características:
1) sequência: movimentos e direção dos golpes;
2) respiração: alternância entre momentos de inspiração e expiração com intensidades diferentes;
3) combinações e tempo: sequência de movimentos combinados que dão “vida” ao kata;
4) forma e significado: posição dos golpes (mãos e pés) e significado da intenção de cada movimento;
5) olhos: significa concentração e indica a direção de execução dos movimentos e golpes;
 - kumite (combate) – no qual se utiliza as técnicas do kihon e dos katas.

Estilos (escolas) de Caratê...
(Para ver a descrição, clique sobre o estilo desejado)

Sites para pesquisa...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esporte para pessoas com deficiência

    Agora não temos mais desculpas para não conhecer as modalidades esportivas para pessoas com deficiência. Existem vários sites confiáveis para realizarmos nossas pesquisas. Segue uma lista de links para conhecermos mais sobre a história dos Jogos Paraolímpicos, quais as modalidades existentes para pessoas com deficiência, regras, entre tantas outras coisas.

Comitê Paralímpico Brasileiro
Associação Nacional de Desporto para Deficientes
Federação Internacional de Esportes para Cegos (em espanhol)
Paraolimpíadas Wix.com
Associação Brasileira de Rugbi em Cadeiras de Roda
Comitê Paralímpico das Américas (em espanhol) 
Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas
Confederação Brasileira de Tênis 

domingo, 1 de abril de 2012

Capacidades Físicas

    Aqui vai uma forcinha para aqueles que estão com dificuldades em saber (ou relembrar) quais são e o que são as capacidades físicas.
    Capacidades físicas são todos os atributos treináveis no nosso organismo. Ou seja, são todas as qualidades físicas que podemos melhorar através do treinamento e que estão presentes em todas as atividades físicas e cotidianas que realizamos. As capacidades físicas básicas são: agilidade, flexibilidade, força, resistência e velocidade. São estas cinco capacidades que estarão presentes durante todos nossas vivências nas aulas de educação física.

    Aqui está um resumo dos cinco conceitos:


Força: é a capacidade de vencer uma resistência por meio das ações musculares; 
     


Agilidade: é a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos e as coreografias na dança;




Flexibilidade: é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como, por exemplo, nos alongamentos;


Resistência: é a capacidade de permanecer o maior tempo possível numa atividade sem fadiga, como, por exemplo, correr grandes distâncias;
Velocidade: é a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como, uma corrida de curta distância em alta velocidade.




    Para ter mais informações sobre as capacidades físicas (porque o que tem aqui é pouco para fazer um trabalho sobre elas), pesquise em outros sites, como os que seguem abaixo:


    E para ter certeza de que você aprendeu tudo sobre as capacidades físicas acesse o link abaixo e faça a atividade proposta.

Sobre o atletismo

    
    Neste site vocês podem encontrar diversas informações sobre atletismo, saúde e notícias do mundo do esporte.

    E neste mesmo site, também podemos encontrar informações sobre as principais provas do atletismo. Clique aqui para acessar o link e escolha qual prova você quer conhecer melhor e clique sobre ela. 
    Tenho certeza que essas informações serão bem úteis para vocês.

terça-feira, 27 de março de 2012

Marcha Atlética

    
    Uma das provas que causa muita curiosidade (e risos) durante as aulas de Educação Física é a prova da Marcha Atlética. O motivo do interesse vem do fato do atleta parecer "rebolar" durante a prova. Os alunos ficam curiosos e sempre perguntam: "Pro, por que eles estão rebolando?"
    Então, para todos vocês que já se fizeram esta pergunta, aqui está a resposta: Este aparente requebrar dos atletas acontece pela necessidade de rodar o quadril para que ele possa avançar, já que as regras da prova exigem que o marchador (nome que se dá ao atleta que pratica a marcha) durante toda a prova mantenha um dos pés no chão e a cada passo a perna que está avançando tem que estar reta.
    Se você quer saber um pouco mais sobre a prova clique aqui e leia o texto escrito por Thais Pacievitch no site Info Escola e veja o vídeo abaixo: 




quarta-feira, 21 de março de 2012

Links para textos sobre "A mulher no Atletismo"



Nesta postagem você encontrará diversos links que te levarão as páginas dos textos sobre a participação das mulheres na história do atletismo, incluindo sua trajetória nos Jogos Olímpicos. Esses textos serão muito úteis para realizar as pesquisas sobre a participação feminina na história dos esportes, especialmente no atletismo. 

As mulheres nos jogos olímpicos (Texto acadêmico - muito bom)

Mulheres impulsionam atletismo brasileiro (Folha.com)

O atletismo feminino na América do Sul (texto acadêmico)

Mulheres reinam no atletismo (Terra esportes)

A mulher nos jogos Olímpicos (WebRun)

História das Olimpíadas (Bira fitness)

O ser mulher no esporte de competição (EFartigos - texto acadêmico)

terça-feira, 20 de março de 2012

Roteiro para realizar uma boa pesquisa

    Para que os seus trabalhos não sejam mais devolvidos pelos professores para  serem refeitos, clique aqui e tenha acesso a um roteiro de realização de pesquisas elaborado pela Profª Rita dos Santos. Para obter o roteiro, é necessário fazer o download do arquivo através do link.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Para saber mais sobre Atletismo

    Se você quer mais informações sobre o atletismo brasileiro clique aqui e visite o site da Confederação Brasileira de Atletismo. Lá você encontra notícias, o calendário de competições, a origem e regras das provas, os recordes e o ranking de atletas.



    Outra página bem legal que encontramos em um link no site da Confederação é a CBAt - Rio 2016. Nesta página encontramos informações sobre os projetos da Confederação para as Olimpíadas do ano de 2016, que terão como sede a cidade brasileira do Rio de Janeiro. Uma das ferramentas muito úteis para nossas pesquisas é o link sobre "Nossos atletas olímpicos" (clique aqui para ver). Neste link você encontra um índice alfabético e clicando sobre as letras encontra informações sobre os atletas que têm o nome iniciado com a letra escolhida.
    Que tal escolher uma das letras e ver qual dos atletas que estão lá que você conhece? Divirta-se!



domingo, 18 de março de 2012

Origem do Atletismo

     O Atletismo é a forma mais antiga de um esporte organizado. A modalidade mistura os movimentos que constituem os vários desportos que conhecemos e engloba as corridas, os saltos e os lançamentos/ arremessos. É um esporte que vem dos tempos da pré-história, quando a aprendizagem dessas habilidades era encarada como uma aprendizagem vital na caça e na guerra, servindo como estratégia de sobrevivência das pessoas. Há indícios de que a origem do atletismo se deu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde corridas entre homens eram realizadas.
Prova do Salto em altura na Olimpíada de 1912.
    
  A história relata que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no Monte Olimpo, na Grécia, daí o nome que usamos até hoje para os jogos Olímpicos, no qual o atletismo é uma das principais modalidades. As provas realizadas em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega incluíam provas de velocidade, salto em distancia, salto em altura e arremesso de objetos variados. Nesses jogos, que ocorriam periodicamente, os competidores usavam elmo e escudo.
Largada da corrida de 100m rasos na Olimpíada de 1912. 
    A forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada e difundida no final do século 18, na Inglaterra. Foi lá que muitas das modalidades existentes foram criadas, estabelecendo também as primeiras regras para esse desporto. A partir daí, o Atletismo cresceu e acabou se tornando o mais popular dos esportes individuais e sua inclusão nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que aconteceu no ano de 1896, foi inevitável. No Brasil, o atletismo foi introduzido em 1910, mas popularizou-se somente a partir de 1940. Desde essa época, muitos atletas brasileiros, como Adhemar Ferreira da Silva, José Telles da Conceição, Deise Jurdelina de Castro, João Carlos de Oliveira, Joaquim Cruz, Robson Caetano, Maurrem Maggi, Fabiana Murer, entre tantos outros, conseguiram destaque em competições de nível internacional.
Adhemar Ferreira da Silva na prova de salto  triplo.
 Atualmente, o atletismo é praticado em todo mundo e nunca esteve fora dos Jogos Olímpicos. O atletismo conta com mais de 25 categorias diferentes no programa do maior evento esportivo do mundo.