domingo, 18 de março de 2012

Origem do Atletismo

     O Atletismo é a forma mais antiga de um esporte organizado. A modalidade mistura os movimentos que constituem os vários desportos que conhecemos e engloba as corridas, os saltos e os lançamentos/ arremessos. É um esporte que vem dos tempos da pré-história, quando a aprendizagem dessas habilidades era encarada como uma aprendizagem vital na caça e na guerra, servindo como estratégia de sobrevivência das pessoas. Há indícios de que a origem do atletismo se deu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde corridas entre homens eram realizadas.
Prova do Salto em altura na Olimpíada de 1912.
    
  A história relata que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no Monte Olimpo, na Grécia, daí o nome que usamos até hoje para os jogos Olímpicos, no qual o atletismo é uma das principais modalidades. As provas realizadas em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega incluíam provas de velocidade, salto em distancia, salto em altura e arremesso de objetos variados. Nesses jogos, que ocorriam periodicamente, os competidores usavam elmo e escudo.
Largada da corrida de 100m rasos na Olimpíada de 1912. 
    A forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada e difundida no final do século 18, na Inglaterra. Foi lá que muitas das modalidades existentes foram criadas, estabelecendo também as primeiras regras para esse desporto. A partir daí, o Atletismo cresceu e acabou se tornando o mais popular dos esportes individuais e sua inclusão nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que aconteceu no ano de 1896, foi inevitável. No Brasil, o atletismo foi introduzido em 1910, mas popularizou-se somente a partir de 1940. Desde essa época, muitos atletas brasileiros, como Adhemar Ferreira da Silva, José Telles da Conceição, Deise Jurdelina de Castro, João Carlos de Oliveira, Joaquim Cruz, Robson Caetano, Maurrem Maggi, Fabiana Murer, entre tantos outros, conseguiram destaque em competições de nível internacional.
Adhemar Ferreira da Silva na prova de salto  triplo.
 Atualmente, o atletismo é praticado em todo mundo e nunca esteve fora dos Jogos Olímpicos. O atletismo conta com mais de 25 categorias diferentes no programa do maior evento esportivo do mundo.


16 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Thayná, espero que seja útil para vocês. Abraços!

      Excluir
    2. muito obg me ajudou muito, pesquisei bastante e ñ tinha achado, mais acabei de achar, podei ter tirado ZERO mais achei vc muito obg mesmo

      Excluir
  2. Parabens pelo lindo trabalho. Obrigada pelas informacoes, bjos Dra izabel Froz.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  4. puxa, muito obrigada mesmo, vc me salvou eu precisava de um trabalho assim pra minha nota de Ed. fisica... Vlw mesmo, vc salvou minha nota. :-)

    ResponderExcluir
  5. legal maiis tem que copia tudo isso ? :3

    ResponderExcluir
  6. muit bom para meu trabalho de ED. FÍSICA vlw...fui...

    ResponderExcluir
  7. mt bm esse texto me ajudou muito na hora de fazer meu trabalho de ed fisica Parabeins vlw xau

    ResponderExcluir