quarta-feira, 27 de março de 2013

Testes físicos (parte 1) - Teste para avaliação da resistência cardiovascular

          Durante nossas aulas com as turmas das 7ªs séries (8º ano), vamos realizar ao longo do ano letivo diversos testes físicos, com o intuito de avaliar o nível de condicionamento físico, para que possamos identificar as implicações dos níveis de atividade física sobre a predisposição à obesidade, a promoção do emagrecimento e o controle de peso. 

          Nos próximos dias, vou postar aqui os testes que serão realizados, seus objetivos e suas respectivas tabelas de classificação para fins de análise.

         Hoje vamos começar por um teste que serve para avaliar a resistência cardiovascular.

     O teste mais conhecido para este fim é o Teste de Tanaka, proposto para avaliar crianças e adolescentes. A realização é simples e pode ser adaptada a qualquer espaço que tenha a distância conhecida (pista de atletismo, quadra, pátio etc.). Ao longo do local escolhido devem ser colocadas marcações a partir de uma linha de largada, que servirá como referência. Os alunos devem percorrer a máxima distancia possível no tempo de 5 minutos. Essa distancia deve ser registrada contando-se o número de voltas completas mais a distância adicional. O ideal é que se encontre um ritmo de corrida que se permita realizar o teste de forma contínua, pois quanto maior a distancia percorrida, melhor será o teste.

    Para classificação, podemos utilizar como referencia os dados obtidos por Villar (apud GOBBI; VILLAR; ZAGO, 2005) :

Clique na imagem para ampliá-la.

Fonte: GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 

3 comentários:

  1. Adorei o Blog Rita!!! Acho que estou precisando de uns exercicios rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, obrigada!! Atividade física sempre é bom, se precisar de umas dicas é só falar!

      Abraços!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir